Notícias

Diabetes não tratado pode causar problemas de infertilidade

Para que o sistema reprodutivo de homens e mulheres funcione bem, é necessário existir um equilíbrio hormonal, além dos órgãos reprodutores desempenharem adequadamente seus papéis.

+ Segundo estudo, DST desconhecida por muitos pode levar à infertilidade

Porém, doenças crônicas como o diabetes podem comprometer a fertilidade, resultando na dificuldade para engravidar. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo.

Segundo o ginecologista Renato de Oliveira, responsável pela área de Reprodução Humana da Criogênesis, o fato de ter diabetes nem sempre interfere na fertilidade, mas o diabético deve tomar certos cuidados. “Controlar a doença é importante para evitar complicações que poderiam, inclusive, diminuir as chances de gravidez. No caso de mulheres diabéticas que já estão grávidas, não controlar o índice glicêmico nas primeiras semanas de gestação pode gerar má formação do embrião. Além disso, as futuras mamães estão mais sujeitas a partos prematuros”, alerta.

controle diabetes

Para evitar que a fertilidade seja afetada pela doença, é necessário acompanhamento médico e controle dos índices glicêmicos

No caso das mulheres, o diabetes pode comprometer a fertilidade na medida em que aumenta a intolerância à insulina. “O diabetes tipo 2 geralmente está associado à obesidade e resistência à insulina. Essas duas condições podem causar deficiência hormonal, assim como ciclo menstrual irregular e infertilidade”, explica. Já o diabetes tipo 1 ocorre quando as células no pâncreas, que produzem insulina, são destruídas por anticorpos. “Esse processo também pode afetar outros órgãos endócrinos, incluindo os ovários, e impossibilitar a gravidez”, complementa o especialista.

+ Pais com depressão podem ter filhos prematuros, diz pesquisa

Mas engana-se quem pensa que apenas mulheres diabéticas têm problemas com relação à fertilidade. Os homens também podem ser afetados. “Devido à alta taxa de glicose, a produção de radicais livres aumenta, o que pode resultar em problemas no material genético. No caso de diabetes tipo 2,  os pacientes podem desenvolver ejaculação retrógrada, que ocorre quando o sêmen, que normalmente sai através da uretra, flui em direção à bexiga urinária. Dessa forma, não há espermatozoides para fecundar o óvulo”, diz Renato.

Para evitar que a fertilidade seja afetada pela doença, é necessário acompanhamento médico e controle dos índices glicêmicos. “Geralmente, com a doença controlada, os diabéticos têm as mesmas chances de engravidar que uma pessoa que não tenha a doença. Vale lembrar que nem sempre o diabetes é a causa de infertilidade. Por isso, sempre consulte um especialista”, finaliza.

Clique aqui para adicionar seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Matérias Relacionadas

O que esse bebe faz toda vez que ve um celular vai te surpreender

Bebê tem a melhor reação do mundo ao ver um celular

Camila Natalojunho 20, 2016
crianca aprendendo matematica

Jogo promete ajudar as crianças na hora de aprender matemática

Patricia Machadojunho 16, 2016
Fotografa captura fenomeno raro e emocionante durante parto humanizado de gemeos

Fotógrafa captura fenômeno raro e emocionante durante parto humanizado de gêmeos

Camila Natalojunho 16, 2016
Por que tantas criancas estao ficando miopes atualmente

Por que os casos de miopia estão aumentando entre as crianças?

Camila Natalojunho 15, 2016
amamentacao reduz doencas e evita obesidade - thinkstock

Amamentação é capaz de impedir doenças e evitar a obesidade, diz pesquisa

Patricia Machadojunho 14, 2016
garota faz tutoriais para o cabelo

Garotinha surpreende com tutoriais de penteados na internet

Patricia Machadojunho 14, 2016

Garotinho guarda dinheiro para levar melhor amiga para um encontro romântico

Patricia Machadojunho 14, 2016
crianca julga as pessoas pela aparencia - thinkstock

Pesquisa descobre que crianças são capazes de julgar as pessoas pela aparência

Patricia Machadojunho 14, 2016
bebe com sono - Thinkstock

Quanto tempo um bebê deve dormir por dia?

Patricia Machadojunho 14, 2016